quarta-feira, 1 de junho de 2011

SEQUILHO

 SEQUILHOS
INGREDIENTES:
3 ovos,
2 xícaras de açúcar,
2 colheres de margarina,
2 colheres de sal amoníaco,
1 colher de fermento em pó,
2 xícaras de leite,
Trigo até dar o ponto.

MODO DE FAZER:
Bate bem os três primeiros ingredientes;
Dissolver o sal amoníaco em leite morno. Por em uma caneca e essa sobre a massa pois sobe e pode derramar;
Por o leite e o fermento, o trigo por último;
A massa do sequilho deve ser muito bem sovada. Quanto mais for sovada, melhor será o resultado;
Faça os sequilhos como de costume e põe assar;
Em uma assadeira forrada com papel manteiga, disponha os sequilhos e leve ao forno médio, pré aquecido, até que fiquem ligeiramente douradas;
Retire do forno, deixe esfriar  antes de passar na calda.

CALDA:
Ponha uma xícara de açúcar e meia de água na panela e deixe no fogo por 17 minutos. Retire uma pequena quantidade, deixe esfriar e pegue com o polegar e o indicador, afastando-os em seguida. Estará no ponto ao se formar um fio fino e firme.
Nessa calda despeje os sequilhos e numa bacia grande, bata bem com movimentos leves mais firmes para açucarar a calda.

VAMOS FALAR DESSA DELÍCIA QUE ME REMETE A MINHA INFÂNCIA, TEMPOS QUE MINHA MÃE FAZIA ESSES BISCOITOS BEM PEQUENOS E DELICADOS. E EU APRENDI FAZER COMO ELA, MAS OS ANOS FORAM PASSANDO E OS BISCOITOS CRESCERAM. MINHA AVÓ PATERNA FAZIA ESSES SEQUILHOS PARA ENFEITAR A ÁRVORE DE NATAL.
CONHEÇO ESSE BISCOITO POR SEQUILHOS, MAS NA INTERNETE AS RECEITAS SÃO BEM DIFERENTES FICO COM ESSA E ACONSELHO A PROVAR POR SEREM UM VERDADEIRO TESOURO. EU FAZIA DUAS RECEITAS POR VEZ PARA VENDER, MEU MARIDO E MEU FILHO ME AJUDAVAM FAZER E VENDER...



3 comentários: