terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

BOLO AREIA




BOLO AREIA
1xícara de manteiga,
2xícara de açúcar,
1xícara de leite,
2xícara de trigo,
1xícara de maisena,
1colher de Royal,
3ovos.

MODO DE FAZER:
Bata a manteiga com o açúcar até ficar esbranquiçado,  põe as gemas bata e junte o trigo, a maisena, o leite e o Royal.
As claras misture levemente para ficar airado.
Assar em forma untada e enfarinhada com furo no meio,
 Forno moderado por 30min.

Gostinho de fazenda!!!!!!!!!!!!!!!
Esse bolo me remete a minha infância, quando no inverno comia com  café quentinho e leite no lanche da tarde.
Mas ele continua atual, só que agora até minhas sobrinhas sabem fazer pois é fácil, barato e muito gostoso.
Quando minhas sobrinhas eram pequenas e minha irmã disse que faria um bolo areia, falaram que não comeriam bolo de areia.
Minha irmã explicou que se referia à um bolo fofinho e macio.

28 comentários:

  1. Vim aqui fazer uma visitinha rápida e encontro esse bolo maravilhoso!! Adoro bolo assim simples, minha receita é bem parecida mas não leva maisena.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a maisena e o dobro do normal do açucar que deixa ele areiento,froxo,enfim nao suculento mas com as particulas ao comer vera...bolo do meu falec. pai confeiteiro de mao cheia do sul. abaço

      Excluir
    2. Oi Andréa. Por favor, vc poderia me passar a sua receitinha sem maizena? Um abraço. Fico muito agradecida.Bjo. (malu_santanna@hotmail.com)

      Excluir
  2. fiz agora, sei que vai ficar sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Révia esse bolo é o meu favorito porque ele é coringa...

      Excluir
  3. Acabei de fazer a receita, mas em vez da maizena acrescentei a f. de trigo, pois não gosto muito da maizena. Depois eu falo como ficou. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É na cozinha que nos divertimos e fizemos experiencias,
      e com certeza ficou bom.

      Excluir
  4. A colher de fermento é de chá ou de sopa?

    ResponderExcluir
  5. Dúvida!? A xícara é a de chá, tipo daquelas dos conjuntos de chá da vó. Pergunto pq sempre da errado os meus bolos.

    ResponderExcluir
  6. As claras são batidas em neve? Não ficou claro como coloca as claras. Agradeço retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As claras são em ponto de neve, são batidas primeiro em uma vasilha separado.

      Excluir
  7. Olá boa tarde essa receita em vez de bater a mão será que pode bater no liquidificador ou desanda a receita.obrigada

    ResponderExcluir
  8. Acabei de fazer, mas não preciso esperar para saber se está delicioso. Eu simplesmente aaamo esse bolo. Tenho até uma história engraçada e parecida com a sua. Minha filha caçula quando pequena, adorava que eu fizesse esse bolo, um dia ela teve um trabalho da escola que era copiar uma receita e ela me pediu a do "Bolo areia". No dia da apresentação e leitura os coleguinhas riram do nome da receita dela e ela voltou pra casa zangada e chorando. Eu tive que fazer o bolo e levar na escola para os coleguinhas comessem e entendessem que o nome areia é porque ele fica fofo, macio, leve e desfazendo na boca 😋😋😋😋

    ResponderExcluir
  9. A clara em neve colocada no final estragou o bolo, mesmo com 10min de batedeira, tentarei fazer somente com as gemas e uma quantidade menor de maisena, pois também não ficou muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez alguma coisa errada, porque eu faço a muito tempo e sempre deu certo. Obrigada por comentar.

      Excluir
  10. Esse bolo simplesmente é delicioso!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Mas tem uma calda de goiabada por cima

    ResponderExcluir
  12. Amo essa receita já faz uns 3 anos que descobri ela aqui e quando li o comentário de que era o bolo do falecido pai confeiteiro no-lo remeto ao meu pai que era padeiro faleceu quando eu era bb e sempre q faço faço pensando nele.
    Amo a receita .

    ResponderExcluir
  13. Adoro comer e fazer "bolo seco" é como chamamos aqui em casa, com certeza que farei este seu. Achei estranho a pessoa perguntar se poderia trocar a maisena por f.de trigo..pois então que procure uma receita sem maizena."ou amido de milho" Porque assim não será mais o seu Bolo areia" muito obrigada pelo carinho 😍🥰

    ResponderExcluir
  14. Acabei de fazer , ficou lindo muito cheiroso , coloquei uvas passas amooo

    ResponderExcluir